• projetoriodemusica@gmail.com

Rio de Música é destaque no RJ1, da TV Globo

Rio de Música é destaque no RJ1, da TV Globo

De Higienópolis, na Zona Norte carioca, para o mundo. O Rio de Música recebeu nesta quinta-feira (26) a visita da equipe do RJ1, telejornal da Globo, para conhecer e mostrar nosso projeto na nova temporada do quadro Cultura nas Comunidades. O repórter Fábio Júdice entrevistou professores e alunos, que tocaram com alegria Luiz Gonzaga, Giberto Gil, Geraldo Azevedo e trechos de outros gênios da nossa arte.

“Essa ideia vem desde sempre, desde quando me tornei músico. Consegui começar o projeto em 2013, no Jacarezinho, voluntariamente, sozinho. E depois fui trazendo mais professores. Temos aulas gratuitas de segunda a quinta, sempre à tarde. Muitos alunos vêm trazer o filho ou o neto e acabam ficando porque sempre tiveram vontade de estudar e aqui encontraram essa oportunidade”, orgulha-se o professor e fundador Bruno Aguilar.

Clique na imagem para assistir à reportagem completa no Globoplay

Bernardo Ramos, que dá aula de guitarra e violão, é um desses professores que se juntaram à correnteza do Rio.

“Estamos basicamente fazendo uma comunidade musical, ficamos juntos algumas horas na semana para fazer música. Isso deveria ser um direito universal, estamos nesse caminho de universalização”.

Uma das entrevistadas, a aluna Marlene Ponciano ressaltou a importância do Rio de Música em sua vida:

“Quando entrei para esse projeto, estava em uma situação muito difícil. Tinha acabado de perder meu marido depois de 35 anos de casamento, e o Rio de Música me abraçou, me acolheu, foi tudo para mim”.

Democrática, a escola está aberta a todos. Mas será que qualquer pessoa pode tocar ou cantar?

“Sim! Só chegar que a gente recebe. O primeiro passo é conhecer um pouco a voz para em seguida se juntar ao grupo. Todos são bem-vindos, não importa a idade, a religião, a raça…”, convida Priscila Pio, professora de canto: “Quem quiser, pode também aprender a tocar algum instrumento e aproveitar a escola como um todo”.

Mas, para seguir adiante e crescer ainda mais, o Rio de Música precisa de ajuda.

“Costumamos dizer que o projeto, mais do que formar músicos, conecta pessoas, conecta vidas. Quanto mais gente estiver conectada conosco, melhor. Os colaboradores que quiserem trazer recursos para o Rio de Música encontrarão nossas portas sempre abertas. Os interessados podem conhecer um pouco mais da nossa história nas redes sociais”, diz Thiago Freitas, coordenador da escola.

O jornalista Fábio Júdice ficou encantado com o que viu:

“As pessoas no Rio de Música têm um contato maior com a música, com a cultura. Aqui têm a chance de se descobrir, crescer… Um projeto como esse merece toda a atenção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *