
Guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical natural do Rio de Janeiro, Bernardo Ramos é professor de violão da escola Rio de Música.
Sua formação musical é marcada pela orientação direta dos mestres Itiberê Zwarg e Hermeto Pascoal.
Sendo membro da Itiberê Orquestra Família durante 10 anos, gravou três álbuns e se apresentou nas mais importantes salas de concerto do Brasil e da América Latina, além dos mais representativos festivais de jazz do país.
Enquanto instrumentista, atuou junto a importantes artistas da música brasileira, tais como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Nenê, Leny Andrade, Dory Caymmi, Joyce Moreno, Rafael Vernet, entre outros.
Integrou o grupo Bamboo, trabalho de grande destaque na cena de jazz contemporâneo brasileira, com o qual gravou dois álbuns autorais: Bamboo (2010) e Abertura (2012).
Em 2016, gravou, para o selo japonês Spiral Music, o álbum “Gesto”, em trio com Joana Queiroz e Rafael Martini. Além disso, atua com o grupo Base and Brass – liderado por Idriss Boudrioua –, e no seu próprio quinteto, com o qual tem um álbum recém lançado: “Cangaço”, pela gravadora Rocinante.
Atua também como produtor e arranjador em diversos projetos, tais como o recém lançado disco da cantora Fernanda Gonzaga “Toda pessoa pode ser Invenção”, em homenagem ao pai, Gonzaguinha. Bernardo integra ainda o grupo do cantautor Sylvio Fraga.